09 agosto 2017

BEDA #9 ♡ Finalmente resolvi fazer a minha TBR Book Jar

Chega uma hora em que é preciso reconhecer que passamos dos limites, não é mesmo? E cá estou eu constatando que tenho mais livros não lidos na minha estante do que livros lidos e confesso que fiquei um pouco assustada com isso.

Para quem não sabe esse blog começou sendo um blog literário (até ser hackeado e eu ter que recomeçar do zero) e a minha rotina de leitura era bem mais agitada que hoje e eu chegava a ler até 5 livros por mês. Fiquei tão desanimada depois de ter que recomeçar o blog que isso acabou refletindo drasticamente nas minhas leituras.

Mas estou cansada de olhar pra minha estante e pro meu Kindle e ver tantos livros que quero ler lá parados, uns até esquecidos. E mesmo usando o Skoob e mantendo a meta de leitura e uma lista de livros lidos para me organizar eu percebi que só isso não era o bastante. Então, depois de perder muito tempo enrolada com tantos livros para ler e sem saber por onde começar, decidi fazer a minha TBR Book Jar.

Mas o que é uma TBR Book Jar?

Foto: Mi Libreto Rosa

A TBR Book Jar é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que traduzida para o português corresponde à lista de livros para ler, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Então, TBR Book Jar nada mais é do que um pote (ou qualquer recipiente) onde você coloca papeizinhos com os nomes de todos os livros não lidos da sua estante e vai sorteando qual você vai ler.

Percebi que eu, como futura bióloga e amante da natureza, não estava levando uma vida coerente com o que eu acredito e isso me fez questionar a minha relação com o meio ambiente e me fez sentir uma necessidade enorme de ter uma vida mais sustentável e consciente.

Já faz algum tempo que estou tentando consumir livros com mais consciência, reduzindo a quantidade de livros físicos que tenho e mantendo apenas livros que de alguma forma representam algo para mim. Pensando nisso adquiri um Kindle e passei a ler mais ebooks, mas justamente pela facilidade que é poder carregar milhares de livros em apenas um lugar, isso acabou saindo do controle e além de ter aumentado imensamente os meus gastos com livros (leia-se promoções da Amazon!) também TRIPLICOU a minha lista de livros não lidos. E é aí que entra a TBR Book Jar, porque ela vai me forçar a ler os livros que já estão acumulados aqui em casa antes de adquirir novos.

As únicas regras são:

  1. Não coloque livros que você não possui, afinal o propósito aqui é diminuir a lista de livros não lidos e não aumentá-la.
  2. Se comprar mais livros, adicione os seus nomes ao pote.
  3. Não coloque livros de amigos.
  4. Não trapaceie! Se você pegou um livro e queria ler outro, dê uma chance ao livro sorteado, afinal teve algum motivo que fez você querer lê-lo, não é mesmo? Sem falar que a única pessoa que você engana fazendo isso é você mesmo!
  5. Não coloque livros que possuem prazo de leitura, afinal trata-se de um sorteio que vai determinar qual livro será lido e se você tem parceria com editoras e autores ou pega livros na biblioteca pública, por exemplo, não há como controlar qual livro será sorteado.
  6. Se pegar uma continuação de uma série, sem ter lido o livro anterior, leia o primeiro livro da série e devolva o nome da continuação ao pote.

Adicionando as minhas próprias regras:

  1. Irei sortear pelo menos um livro por mês 
  2. Desapegar! Se a leitura não estiver me agradando e eu decidir parar de ler o livro, irei passá-lo adiante dando de presente para alguém, doando para a biblioteca pública ou sorteando aqui no blog.

Como tenho muitos livros não lidos (cof cof 117 livros físicos e 1404 ebooks no Kindle cof cof) ainda estou escrevendo os nomes dos livros nos papeizinhos para a minha TBR, então quando terminar faço um post mostrando como ficou. 😆

Esse post faz parte do BEDA (posts todos os dias de agosto) e para conferir os outros posts clique aqui.


Carol Rocha

Carol Rocha, Grifinória, Wonder Woman, Sakura Card Captors e unicórnios. Tenho uma playlist para cada momento da minha vida, jogo The Sims™ desde sempre, coleciono livros e tarôs e sonho em ter uma biblioteca em casa. A vida pode estar um caos, mas os meus livros estão sempre organizados.

4 comentários:

  1. Mil quatrocentos e fucking quatro e-books? Meu Deus mulher, onde você compra/baixa tantos livros? Dá a dica pra amiga aqui!

    Eu fiz uma TBR Book Jar há uns 4 anos, mas não deu certo para mim. Eu tenho que estar no clima para ler determinados livros. Também tenho vários livros não lidos na minha estante e eestou tentando parar de comprar, mas a vida não ajuda, né?

    Boa sorte e boa leitura!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Eu ri bastante com seu comentário! O problema de acumulação e gastos aqui é grande miga. Todo dia eu olho as promoções da Amazon, sempre tem livros por 5, 10 reais... e também black friday. Sou a doida das promoções, tô sempre de olho! Mas preciso dar um tempo pra poder ler o que tem aqui, né?

      Obrigada :D
      Beijos!

      Excluir
  2. 1404 ebooks? Senhor! Kkkk Também tenho mudado minha relação com os meus livros, coloquei todos os que eu sei que não ia reler para troca no Skook/venda/doação, se termino um livro que não quero manter ele já vai para troca, e também tô dando preferência a ebooks. Comecei um projeto para ficar um ano sem comprar livros, e quero começar uma TBR também! (Já tinha feito antes, mas não levei a sério. Vou tentar de novo porque do jeito que tá só pego os livros novos para ler e os velhos vão ficando cada vez mais velhos.)

    ResponderExcluir
  3. menina, que ideia boa! eu adorei isso, vou tentar fazer também!

    ResponderExcluir