52x5 - Semana 15: O que há de pior no mundo virtual?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

1 - Plágio:
Esse tem que ser o primeiro da lista, porque acho que sempre será o pior dos piores! Já aconteceu com uma resenha minha aqui no blog (a pessoa copiou parágrafos inteiros da resenha e postou como se fosse ela que tivesse escrito!), e vejo acontecer diariamente nos grupos que participo. Plágio de conteúdo, plágio de ideia, plágio de layout, plágio de artes, plágio de fotos... Muitas vezes são cópias feitas na cara dura mesmo, a pessoa só retira os créditos e repassa como se fosse feito por ela.
É algo extremamente revoltante, porque quem produz conteúdo para a internet sabe que criar algo bacana dá muito trabalho. Não é só sentar na frente do computador, pegar uma imagem no google e escrever qualquer coisa. Ter um blog exige muita dedicação e muita pesquisa. Tem bastante coisa que é feita nos bastidores e que às vezes nem é perceptível, mas que vai fazer toda a diferença no funcionamento ou na estética do blog.
É necessário deixar bem claro a diferença entre "inspiração" e "plágio", pois há uma linha tênue que pode ser facilmente ultrapassada e é preciso conhecer esse limite. Inspiração é quando você encontra algo legal por aí, seja um texto, uma ilustração, ou qualquer outra coisa e usa como referência pra criar algo com a sua opinião, o seu jeito, o seu toque. Mas é necessário sempre dar os créditos, dizendo quem te inspirou ou de onde você tirou a inspiração. O que não te dá o direito de escrever um texto baseado em cópias de outros ou até mesmo copiar um texto e falar que é seu. Na verdade, nada dá esse direito a ninguém! Plágio é isso, você copiar um texto de alguém integralmente ou em partes, mesmo que modifique algumas palavras a essência vai estar lá. Isso vale para tudo, textos, ilustrações, fotos, layouts, artes gráficas, absolutamente qualquer coisa e mais cedo ou mais tarde você será descoberto.

2 - Spam:
Detestooooo spam gente! Tanto em email quanto nos comentários no blog e redes sociais, sempre apago e quem faz vai direto pra minha listinha negra. Falta de respeito danado! Parem. Apenas parem.

3 - Discurso de ódio (racismo, homofobia, machismo, intolerância religiosa, entre outras nojeiras):
Gente, sinceramente, isso é o que mais me chateia no mundo, seja virtual ou real. Algumas pessoas acham que podem falar o que querem, sendo muitas vezes preconceituosas, intolerantes, grossas, e ofendendo outras pessoas. Geralmente o discurso de ódio vem disfarçado de liberdade de expressão e sempre soltam o famoso "mas é minha opinião", como se isso desse o direito para você ser um completo babaca com alguém. E atualmente é o que mais me faz afastar de alguém e deixar de seguir, descurtir ou desfazer uma amizade. Desse tipo de pessoa só quero distância, porque essas pessoas possuem a mente fechada demais e jamais aceitarão debater SAUDAVELMENTE sobre o assunto. Falta empatia, falta respeito, falta bom senso!

4 - Spoilers:
Ô coisa chata! Também já desfiz amizades por causa de spoiler, principalmente no facebook. Não é porque é o último episódio daquela série fodástica que vai ser legal você ficar postando de 5 em 5 minutos o que acontece. Ou contar quem morreu. Ou dar spoiler em resenha de livro. Por favor NÃO FAÇA ISSO. Você pode estar se achando o legalzão, mas pode ter certeza que as pessoas ao seu redor não acham isso. Apenas não seja essa pessoa!

5 - Exposição desnecessária:
Todo mundo conhece aquela pessoa que expõe tudo sobre sua vida na internet, né? Isso é tão cansativo e na real, não traz nada de positivo para quem se expõe dessa forma. Isso é ainda mais comum na blogosfera, lugar onde quanto mais você mostrar aos outros que sua vida é perfeita (mesmo que seja apenas na aparência) é "cool". Até que isso tem mudado (lentamente!), mas é algo que me cansa absurdamente e fez com que eu saísse de vários grupos e participe cada vez menos dos que ainda estou. Sem falar que isso pode ser super perigoso! Não sabemos quem está do outro lado da tela lendo o que você escreve e nem o que essa pessoa pode fazer com as informações pessoais que você está publicando. Todo cuidado é pouco!

Então, o que você acha pior no mundo virtual? Concorda com algo que citei? Discorda? Me conta aí nos comentários! Beijos.

0 comentários:

Postar um comentário